segunda-feira, 19 de maio de 2008

O ano de 1807



Principais acontecimentos ocorridos no ano de 1807


Janeiro, 7 - A Grã-Bretanha, por meio de Ordens do Conselho, declara os portos franceses e os das suas colónias em estado de bloqueio, proibindo os navios de qualquer pavilhão de aportarem em portos franceses.

Junho, 14 - Batalha de Friedland. O exército francês, comando por Napoleão Bonaparte, vence o exército russo.
Julho, 7 - Assinatura do Tratado de Tilsit, entre a França e a Rússia.
Julho, 8 - Denúncia do armistício franco-sueco de 18 de Abril por Gustavo IV da Suécia.
Julho, 9 - Assinatura do segundo Tratado de Tilsit, entre a França e a Prússia.
Julho, 29 - Ordens de Napoleão Bonaparte para concentração de forças militares francesas em Baiona, na fronteira franco-espanhola, 2 dias depois de Napoleão Bonaparte regressar a Paris.

Agosto, 11 - Portugal é intimado pela França a cortar as relações com a Grã-Bretanha.
Agosto, 16 - Um corpo expedicionário britânico, tendo como um dos seus comandantes, o general Wellesley, futuro duque de Wellington, desembarca na Dinamarca, com intenção de aprisionar a frota dinamarquesa.
Agosto, 28 - Napoleão Bonaparte dá ordem de ocupar três províncias pertencentes aos Estados Pontifícios.

Setembro, 2 - Copenhaga, capital da Dinamarca, é bombardeada por uma frota britânica, devido à sua aliança com a França.
Setembro, 4 - Os portos da Holanda são fechados ao comércio britânico.
Setembro, 5 - O general Junot, antigo embaixador da França em Portugal, nomeado para o comando do Corpo de Observação da Gironda, chega a Baiona.
Setembro, 7 - Copenhaga, capital da Dinamarca, capitula perante uma força militar britânica, após ter sido bombardeada.
- A Suécia entrega a ilha de Rugen, na costa alemã, ao exército francês comandado pelo marechal Brune.
Setembro, 12 - Tratado luso-britânico.
Setembro, 25 - Portugal declara aderir ao Bloqueio Continental, por meio de uma carta de António de Araújo de Azevedo, secretário de estado dos negócios estrangeiros, enviada ao seu homólogo francês.

Outubro, 1 - Os embaixadores de França e da Espanha retiram-se de Lisboa.
Outubro, 2 - Numa proclamação ao «Estado do Brasil», o príncipe regente faz saber que dera ao seu herdeiro o título de «Condestável do Brasil». Esta proclamação tem a vista a preparação do envio do príncipe D. Pedro para o Brasil.
Outubro, 12 - Napoleão Bonaparte dá ordem a Junot para entrar em Espanha.
Outubro, 17 - O 1.º Corpo de Observação da Gironda, comandado pelo general Junot, entra em Espanha, em direcção a Salamanca, preparando assim a invasão de Portugal.
Outubro, 20 - Carta Régia ordenando o fecho dos portos portugueses aos navios mercantes e de guerra da Grã-Bretanha. É a declaração oficial de adesão ao Bloqueio Continental.
Outubro, 21 - Alvará, determinando os novos limites dos Governos Militares, e modificando os distritos de recrutamento dos regimentos.
Outubro, 22 - Convenção secreta entre Portugal e a Grã-Bretanha sobre a transferência para o Brasil da monarquia portuguesa e sobre a ocupação da ilha da Madeira por tropas britânicas.
Outubro, 27 - Tratado de Fontainebleau entre a Espanha e a França que decide a partilha de Portugal.
Outubro, 28 - Carlos IV informa a corte espanhola de que decidiu realizar um processo público contra o filho, acusado de o tentar substituir.
Outubro, 29 - Decreto que modifica profundamente a composição e o recrutamento das Milícias. São criados dois regimentos de Milícias na cidade de Lisboa, acabando com o privilégio de não haver milícias na cidade de Lisboa.
- Os efectivos dos regimentos de Infantaria são aumentados.
Outubro, 30 - Assinatura do tratado de aliança entre a Dinamarca e a França.
Novembro, 7 - A Rússia protesta oficialmente contra o bombardeamento de Copenhaga pela frota britânica e declara-se em estado de guerra com a Grã-Bretanha.

Novembro, 10 a 13 - Uma frota russa, composta por 9 naus e 2 fragatas, comandada pelo almirante Siniavin, em viagem do Mar Negro para São Petersburgo, devido à preparação da guerra contra a Suécia, entra no porto de Lisboa para invernar, devido a já não conseguir chegar à Rússia antes do aparecimento dos gelos no Mar Báltico.
Novembro, 11 - A Grã-Bretanha coloca em bloqueio todos os portos ocupados, e obriga os navios de qualquer pavilhão a aportarem a um porto britânico para pagarem o imposto. Nesse dia sai de Plymouth uma frota comandada pelo almirante Sir Sidney Smith, que se dirige para Portugal.
Novembro, 12 - O exército francês do comando de Junot, concentrado à roda de Salamanca, dirige-se para Sul para Valência de Alcântara.
Novembro, 13 - O 2.º Corpo de Observação da Gironda, comandado pelo general Dupont, entra em Espanha, de acordo com o artigo 6.º da convenção secreta, anexa ao Tratado de Fontainebleau, dirigindo-se para Vitória, depois para Burgos e em seguida Valladolid.
Novembro, 16 - A frota britânica de Sir Sidney Smith chega à foz do Tejo.
Novembro, 17 - As primeiras tropas francesas entram em Portugal, pela fronteira de Segura, na Beira Baixa.
Novembro, 18 - Os portos portugueses são colocados em estado de bloqueio pela frota britânica.
Novembro, 22 - O embaixador da Grã-Bretanha, lorde Strangford, apresenta um Ultimato para o embarque da Família Real, após ter entregue um número do jornal Le Moniteur de Paris, que declara que a casa de Bragança deixou de reinar em Portugal.
Novembro, 23 - Primeiro decreto de Milão: ordem de confisco de qualquer navio que tenha aportado na ilhas britânicas.
- O Reino da Etrúria, governado por um Bourbon, é suprimido. Os reis serão compensados com o Reino da Lusitânia Setentrional, composto pela província portuguesa de Entre-Douro-e-Minho.
Novembro, 23 e 24 - O exército francês entra em Abrantes.
Novembro, 25 - O Conselho Privado pronuncia-se pelo embarque da Família Real.
Novembro, 26 - Nomeação de um Conselho de Regência, para governador Portugal na ausência do Príncipe Regente.
Novembro, 27 - O Príncipe Regente D. João e a Corte embarcam para o Brasil. A frota só se fará ao mar dia 29.
Novembro, 30 - A vanguarda do exército francês, acompanhada por Junot, entra em Lisboa.

Dezembro, 1 - A divisão espanhola comandada pelo general Solano, capitão-general da Andaluzia, para ocupar as províncias do Sul de Portugal, entra no Alentejo por Elvas.
Dezembro, 12 - Os reis da Etrúria, D. Carlos e Maria Luísa, infanta de Espanha, irmã da princesa Carlota Joaquina, futura rainha de Portugal, abdicam, devendo ser compensados com o Reino da Lusitânia Setentrional - a província portuguesa de Entre-Douro-e-Minho, actualmente representada pelos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.
Dezembro, 3- Hermann, cônsul francês em Lisboa, encarregado de negócios da França em Portugal desde o abandono da embaixada por Junot, em 1805, é nomeado presidente do Real Erário, com o título de administrador-geral das finanças..
Dezembro, 4 - Decreto de confisco dos bens dos súbditos britânicos.
- As armas de fogo e de caça são proibidas.
Dezembro, 12 - Convenção anglo-lusa sobre a ocupação da ilha da Madeira.
Dezembro, 13 - Uma divisão espanhola, sob as ordens do general Taranco, capitão-general da Galiza, ocupa o Porto.
- Motim em Lisboa, motivado pelo içar da bandeira francesa no castelo de São Jorge.
Dezembro, 14 - Publicação de um decreto interditando os ajuntamentos e as desordens.
Dezembro, 17 - Segundo decreto imperial de Milão que agrava as condições do Bloqueio Continental. Os navios neutrais que se submeterem às visitas britânicas, serão considerados como britânicos e por isso boa-presa.
Dezembro, 18 - Tropas espanholas da divisão do general Carrafa, que tinham acompanhado o exército francês desde Valência de Alcântara, em Espanha, entram no Porto.
Dezembro, 22 - O marquês de Alorna é nomeado inspector-geral e comandante-chefe do Exército nas províncias de Trás-os-Montes, Beira e Estremadura.
- Decreto Junot dando baixa aos soldados do exército português, existente nas três províncias ocupadas pelo exército francês, que tivessem menos de 6 meses ou mais de 8 anos de serviço.
- Os Estados Unidos da América decidem embargar os navios e as mercadorias dos países beligerantes, britânicos e franceses.
Dezembro, 23 - Decreto de Napoleão Bonaparte determinando a cobrança em Portugal de um contribuição extraordinária de guerra de 100 milhões de francos. A medida só será divulgada em Portugal em 4 de Fevereiro de 1808.
Dezembro, 26 - O corpo do general Dupont entra em Vitória, no norte de Espanha.
Dezembro, 31 - Decreto dos generais espanhóis Taranco e Solana, de licenciamento de soldados do exército português, existente nas províncias do Minho, Alentejo e Algarve

Nenhum comentário: